sábado, 13 de agosto de 2011

Revista Canção Nova, um instrumento de evangelização.


A Revista Canção Nova surgiu em março de 1991, com o seu primeiro informativo mensal para os sócios. Seus exemplares contavam com 11 páginas e possuíam notícias da rádio, TV, Departamento de Audiovisuais e história desta Obra de Deus.
Desde o informativo, monsenhor Jonas, Wellington da Silva Jardim [Eto] e Luzia Santiago já escreviam para os sócios. De informativo passou a ser revista, sendo a primeira edição no novo formato, mais ou menos nos mesmos moldes de hoje, em dezembro de 2000. Agora, em 2008, está sendo produzida uma revista com 16 páginas.
A revista é, acima de tudo, um instrumento de evangelização. Ela é um canal eficaz de comunicação da Canção Nova com os seus sócios, oferecendo a eles oportunidade de conhecer melhor esta obra e missão, levando conteúdos atuais e de evangelização, sempre anunciando o Cristo vivo e vivido; além se ser uma porta para que a Comunidade preste contas de seus trabalhos realizados.

Hoje, a equipe responsável pela coordenação e produção de conteúdos deste meio de comunicação é o Marketing do Clube do Ouvinte, tendo toda a diagramação e arte desenvolvida pela Agência de Publicidade da Canção Nova. A tiragem mensal da revista gira em torno de 666 mil exemplares.
Como a revista nasceu
Em 1980, padre Jonas Abib conseguiu comprar uma pequena rádio, em Cachoeira Paulista (SP). Desde o início, o sacerdote sentiu no coração que a rádio não poderia trabalhar com comerciais, fundamentado na palavra de Deus que diz: “Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e todas as coisas vos serão dadas em acréscimos” (Mt 6,33).
A partir de então, padre Jonas aceitou o desafio de viver da providência de Deus e criou o Clube dos Sócios - chamado Clube do Ouvinte Canção Nova, o coração da Obra. Em 1991, inaugurou-se o primeiro informativo, retratando a vida e missão da Comunidade, e também como forma de retribuir os sócios pela sua importante colaboração.
A primeira edição nasceu em dezembro de 2000, com a chamada de capa: “É Natal na Canção Nova”. O exemplar teve a participação do padre Jonas Abib, Luzia Santiago, Eto, Eliana Sá, Ricardo Sá, testemunhos, produtos do Davi, peregrinações e cantinho da criança.
Saiba como a Revista Canção Nova é produzida
O primeiro passo para a elaboração do produto é uma reunião de pauta – que acontece dois meses antes da edição -, realizada com o Conselho Editorial da Revista. Nesta reunião, é pensado os temas a serem abordados, colunistas convidados a escrever, arte, fotos, entre outros.
No mês em que está sendo produzida a revista, é marcada uma outra reunião de arte com o diagramador para ser discutido as idéias propostas e como aplicar as fotos e imagens. Há um cronograma a ser seguido com os dias úteis para trabalhar.
Toda a revista passa por uma correção gramatical e aprovação geral. Depois disso, ela é enviada à gráfica, que produz e encaminha aos Correios - veículo que atualmente faz a distribuição na casa de cada sócio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário